Meio ambiente: um direito de todos
Curso de Ciências Biológicas
Lícia Mareto Vargas
Regiane de Fátima
Shirley de Oliveira Monção
Tamiris Falcão Freire
MEIO AMBIENTE: UM DIREITO DE TODOS
Cachoeiro de Itapemirim – ES
Outubro/2012
Lícia Mareto Vargas
Regiane de Fátima
Shirley de Oliveira Monção
Tamiris Falcão Freire
MEIO AMBIENTE: UM DIREITO DE TODOS
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário São Camilo, orientado pela prof. Milena, como requisito parcial para avaliação.
Cachoeiro de Itapemirim – ES
Outubro/2012
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO 03 2 MEIO AMBIENTE: UM DIREITO DE TODOS 03 3 CONCLUSÃO 19 4 BIBLIOGRAFIA 20
1 INTRODUÇÃO A Bioética é uma disciplina transversal que utiliza de diferentes áreas da ciência para discutir problemas que colocam em choque a ética e avanços científicos. Ética basicamente inclui todas as ações humanas que são contrárias à vida, própria ou de outrem. Portanto, devemos entender o que vem a ser vida.
2 MEIO AMBIENTE: UM DIREITO DE TODOS A Constituição Federal previu, em seu art. 225, que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Com isso, o meio ambiente tornou-se direito fundamental do cidadão, cabendo tanto ao governo quanto a cada indivíduo o dever de resguardá-lo. A defesa do meio ambiente apresenta-se também como princípio norteador e inseparável da atividade econômica na Constituição Federal. Desse modo, não são admissíveis atividades da iniciativa privada e pública que violem a proteção do meio ambiente. O legislador,