MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TÉCNICA DE TITULAÇÃO
1 Introdução
Refrigerante é uma bebida não alcoólica e não fermentada, carbonatada, fabricada industrialmente, à base de água mineral e açúcar com alto poder refrescante encontrada em diversos sabores. No Brasil, a indústria de refrigerantes submete-se as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do Decreto nº 6.871, de 4 de junho de 2009, regulamenta a Lei nº 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização de bebidas.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) indicam que o consumo de refrigerantes no Brasil aumentou. Somente o ano de 2009, foram consumidos cerca de 14.339.322 milhões de litros da bebida no país. Um dos grandes problemas do refrigerante é a presença de substâncias como o ácido cítrico ( acidulante obtido na indústria graças à fermentação da sacarose realizada por Um microrganismo chamado Aspergillus nige) usado como conservante natural.
Esse elemento é corrosivo podendo causar o comprometimento do esmalte presente nos dentes, sem a qual nossa estrutura dentária fica mais suscetível a cáries, sensibilidade, rachaduras e ao amarelamento. Cientistas afirmam que o consumo abusivo de refrigerantes provoca os mesmos estragos que os percebidos em quem usa cocaína e crack.
Devido a essas e outros malefícios provocados pelos ácidos presentes em refrigerantes.
2 Material e Métodos
Primeiramente, mede-se a massa em gramas de cada um dos instrumentos (Proveta 50 mL, Balão 50 mL, Béquer 100 mL) devidamente secos e vazios em uma balança de laboratório e toma-se nota. Em seguida, coleta-se 50 mL de água em cada um dos instrumentos e mede-se a massa dos mesmos instrumentos, agora cheios e anota-se. Calcula-se então a massa em gramas, o volume em mL e a densidade em gramas por mL da água acrescida em cada uma das vidrarias.
Já para