Homem: Quem é Ele e Qual Seu Papel no Mercado de Consumo na Sociedade Pós Moderna
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012
Homem: Quem é Ele e Qual Seu Papel no Mercado de Consumo na Sociedade Pós
Moderna1
Marcelo BARREIROS2
Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
RESUMO
Até poucas décadas atrás o homem era visto como um tipo de consumidor pouco interessante para as empresas pois seus hábitos de consumo eram simples e quase nunca fugiam de suas necessidades básicas. Na maioria dos casos suas compras eram feitas por mães e/ou esposas. Mas este perfil tem mudado e com este trabalho vamos investigar o perfil do consumidor masculino pós moderno e algumas de suas formas de manifestação.
Visamos aqui a investigação do homem como consumidor: Homem como gênero sexual e não como orientação sexual (se assim podemos classificar a diferença entre homo e heterosexual), olhando para o homem tradicional de algumas décadas atrás e para o homem pós moderno, novo consumidor e para o qual a propaganda tem se esforçado na tentativa de definir e atrair cada vez mais.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação; Homem; Pós-Modernidade; Propaganda.
Para fins de esclarecimentos primeiros, gostariamos de propor as bases prioritárias de investigação deste trabalho.
O trabalho em questão tem como objetivo olhar para o homem como um consumidor. Mas para entender ele como tal, voltaremos um pouco na definição de tipos de homens. Partiremos do perfil de homem “tradicional” (machista, que não cuida da aparência, não se preocupa com moda, estética) para entender a evolução deste perfil até os dias atuais, onde o perfil do homem se sub segmentou em diversos “perfis” (sensível, educado, engraçado, alternativo, pai, descolado, bem sucedido, conquistador... dentre muitos outros). O fato aqui é que, com o auxilio da propaganda, os profissionais de marketing tem conseguido segmentar este consumidor no intuito de