urbanização nos paises desenvolvidos e subdesenvolvidos
Processo de Urbanização
O processo de urbanização começou a partir do século XX ocorreu de maneira rápida e desordenada a grande população trocou o meio rural pela cidade onde oferecia novas oportunidades que era oferecidas pela cidade.
A migração campo-cidade gerou desemprego e aumento das atividades do setor terciário informal.
A partir do desenvolvimento e o crescimento do Brasil impulsionara o surgimento de varias indústria e chances de mais empregos que trouxeram as população do campo para a cidade.
O sentido mais usual foi o crescimento urbano refere-se a expansão das cidades em media do aumento do numero de ruas e moradias.
Esse processo não ocorreu de da mesma maneira em todo país algumas regiões brasileiras se urbanizaram mais do que as outras em razão da politica pública que incentivaram determinadas ares e outras não. As regiões Sul e Sudeste se destacaram porque possuem uma concentração grande em áreas urbanas.
A falta de planejamento e o crescimento acelerado trouxe grandes consequências para esses centros urbanos tais como o saneamento básico como tratamento de água e esgoto Consequentemente da razão da falta de espaço nas ruas, Falta de moradia, Poluição ambiental, favelas.
Hierarquia Brasileira
A metrópole global brasileira possui área de influência que ultrapassam as fronteiras de seu país. As únicas metrópoles globais do Brasil existentes são São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba conforme dados oficiais do IBGE.
Rio de Janeiro e São Paulo são as principais Cidade que possui a maior concentração de urbanização por causa dos grandes centros locais e maior garantia de emprego.
A cidade porem exercem sobre uma determinada região, território ou país. inúmeras a atividades são desenvolvidas nas cidades como no setor secundário Industrias Como no Terciário como Comércios e serviços e ate no primário agropecuário Essas atividades, dependendo de sua qualidade e diversificação,