urbanização
Letícia Massarotto¹
(1) É Discente do Curso Técnico de Geomensura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/ Pato Branco).
Resumo: Após a Revolução Industrial, iniciou-se o processo de urbanização das cidades. A urbanização ocorreu primeiramente nos países desenvolvidos, de forma lenta e planejada, sendo que a partir de 1950, os países subdesenvolvidos, iniciaram sua urbanização. O êxodo rural, principal causa da urbanização, aconteceu de forma intensa nos países subdesenvolvidos, fazendo com que o rápido crescimento das cidades e a introdução do homem do campo no meio urbano ocorresse sem planejamento. Nesse contexto os problemas urbanos se intensificaram, e consequentemente o aumento das desigualdades sociais e econômicas.
Palavras-chave: Urbanização, Êxodo Rural, Desigualdades sociais e econômicas.
1 INTRODUÇÃO
As primeiras cidades surgiram na Mesopotâmia, há mais de 3500 a.C., e desde então, somente no século XVIII foi que elas iniciaram o processo de urbanização. Iniciado na Europa, e seguindo nas principais áreas de desenvolvimento do mundo atual. Após a Revolução Industrial, as cidades que já desempenhavam a função de mercados consumidores de gêneros agrícolas, começaram a produzir bens industriais que serviam tanto para o meio rural como urbano. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização acelerou-se muito mais tarde, porém, desde 1950 esse processo acontece em toda a América Latina.
A urbanização conceitua a transferência de pessoas do campo para a cidade, e um espaço pode ser considerado urbanizado, a partir do momento em que o percentual de população urbana for superior a rural.
Os países desenvolvidos tiveram uma urbanização mais lenta do que os países subdesenvolvidos industrializados, sendo que estes cresceram de forma rápida e desordenada, causando problemáticas para a população.
Levando em consideração que durante seu processo de urbanização, os países desenvolvidos não eram