O que é Urbanização
Urbanização é o processo de afastamento das características rurais de um lugar ou região, para características urbanas. Geralmente, está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia.
Demograficamente, o termo significa a redistribuição das populações das zonas rurais para assentamentos urbanos, mas também pode designar a ação de dotar uma área com infra-estrutura e equipamentos urbanos. Urbanização é o conjunto dos trabalhos necessários para dotar uma área de infra-estrutura, como água, esgoto, gás, eletricidade e/ou serviços urbanos como transporte, educação, saúde e etc.
A urbanização é estudada por várias ciências, como a sociologia, a geografia e a antropologia, e as disciplinas que procuram entender, regular, desenhar e planejar os processos de urbanização são o urbanismo, o planejamento urbano, o planejamento da paisagem, o desenho urbano, a geografia, entre outras.
A industrialização do século XIX provocou um rápido crescimento das cidades, com o resultado de grandes aglomerações de habitações em péssimas condições, problemas de abastecimento, zonas insalubres e dificuldade de trânsito. O aumento do tráfego e a instalação de indústrias provocam assim uma contaminação crescente do meio.
O processo de urbanização deu lugar à origem de grandes cidades, que perderam os limites precisos entre elas. Por exemplo, na região do Ruhr, na Alemanha, onde as cidades se encontram contíguas sem espaços de separação. Deste modo se esbateram as fronteiras entre a cidade e o campo.
Urbanização pode ser também o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural, e só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.
Urbanização mundial
O conceito de urbanização existe em todos os países, e ganhou força sobretudo depois da I Guerra Mundial. Num contexto mundial, a urbanização tinha como objetivo fazer com que as zonas habitacionais fossem dotadas