Urbanização
Urbanização é a ação e o efeito de urbanizar e o núcleo residencial urbanizado. O termo costuma ser usado para fazer referência ao conjunto de construções edificadas num antigo meio rural.
Na hora de desenvolver a urbanização de um terreno, este é geralmente dividido em diversas entidades (polígonos, quarteirões, parcelas, etc.) a fim de construir os edifícios e a infraestrutura necessária . Uma urbanização requer eletricidade, água potável, recolha de resíduos e transporte, entre outros serviços básicos para a vizinhança.
A noção de urbanização abrange quer o fenômeno demográfico em si (concentração populacional em espaços urbanos), quer o processo de reabilitação/requalificação em cidades como resultado de alterações no modo de vida da população.
Conhece-se como processo de urbanização o fenômeno de desenvolvimento de cidades. Este processo é levado a cabo a partir da migração das pessoas que residem em áreas rurais (campo, aldeia) para a zona urbana em busca de melhores condições de vida, nomeadamente em termos de qualidade (graças ao desenvolvimento dos serviços de saúde e educativos), possibilidades de arranjar emprego ou uma maior oferta de distrações (tempos livres e lazer).
A taxa de urbanização, por outro lado, é um índice que reflete a relação percentual entre os habitantes das cidades (ou seja, a população urbana) e a quantidade total de habitantes de um país. Uma elevada taxa de urbanização indica um alto nível de desenvolvimento.
A hierarquia urbana nada mais é do que a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes. As grandes cidades ou metrópoles são poucas.
A Hierarquia pode ser dividida em metrópoles globais, metrópoles nacionais, metrópoles regionais, centros sub-regionais e centros de zona.
Metrópole