urbanização
Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo-cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Crescimento urbano é o crescimento desordenado das cidades que ocorre em consequência de, a cada dia, mais áreas serem habitadas sem urbanização ou quando a urbanização existe, não cresce na mesma proporção do crescimento populacional, ou seja, os setores da economia não acompanham o crescimento habitacional.
Partindo da definição de urbanização e crescimento urbano, escolheu-se como lócus do trabalho as localidades da Praça da República e o Calçadão, ambas situadas na cidade de Valença-BA, a 272 km da capital, Salvador.
Em 1770, o povoado de Una, assim era chamada a cidade de Valença antes de ser elevada a categoria de cidade, crescia de forma muito rápida. Possuía um grande comércio de arroz, mandioca e madeira e um intenso tráfico de escravos. Em função do crescimento que se verificava região, no período entre 1779 e 1783, O Governador Geral da Bahia, D. Afonso Miguel de Portugal e Castro, o quarto Marquês de Valença, realizou importantes obras na região.
Originalmente foram construídos nove sobrados por dois comerciantes portugueses (Régis e Ferreira), ocupando todo um lado de uma antiga lagoa que, aterrada, passou a se chamar Praça Régis e Ferreira, atualmente, Praça da República.
Todos possuem escadas transversais ao eixo do edifício que se alternam em função do andar, característica seguida na construção de todos os sobrados da região, entre os séculos XVIII e XIX.
Hoje, restam apenas cinco sobrados que possuem três pavimentos e janelas rasgadas no segundo pavimento. Foram construídos pelos mesmos proprietários, obedecendo a um mesmo padrão, porém não ao mesmo tempo. Em análise, o que se percebe atualmente é que devido ao crescimento