os principios didácticos
INTRODUÇÃO
No mundo contemporâneo, nos últimos decénios, encontra-se em um processo acelerado de intercâmbios como resultado da evolução técnico-científica que se desenrola e que se manifesta em diversos âmbitos do tapete social, político, económico, cultural e científico porque nos encontramos numa era em que a educação deve caminhar a par e passo com o conhecimento das novas tecnologias das informação e das comunicações desempenhando um papel fulcral no processo docente-educativo.
As instituições não podem estar à margem desta realidade, porque devem responder as exigências de contorno social, mediante um processo contínuo de aperfeiçoamento dos planos e programas de estudo a apresentar, bem como a sua aplicação prática na sociedade. Processo docente-educativo é aquele que se desenrola numa instituição de docentes e está encaminhado a formação de um determinado tipo de ingresso; deste processo, o estudante se instrui, se educa e de se dedica a formar o seu pensamento, bem como os seus sentimentos. E se apropria de conhecimentos, habilidades e hábitos para expressar de uma maneira correcta e ao mesmo tempo exteriorizar adequadamente os seus pensamentos e aplicá-lo educativamente. Junto com estes se desenrolam também qualidades morais, formando assim convicções e decidir se contribuem na educação dos estudantes (vínculo educativo e instrutivo). ”Na formação profissional do professor, existem duas dimensões da formação profissional do professor para o trabalho didáctico na sala de aula. A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia. A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didáctica, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor”( Libaneo)
A Didáctica concebe o processo docente-educativo como algo mais complexo, como um sistema estruturado sobre a base de componentes e