Conceito de material didáctico 1
O material didáctico pode ser definido amplamente como produtos pedagógicos utilizados na educação e, especialmente, como o material instrucional que se elabora com finalidade didáctica. (BANDEIRA, 2002:14)
Segundo Martins (2002:172), Material didáctico:
˝é o conjunto de suportes pedagógicos que tem como finalidades facilitar o ensino do agente e, ao mesmo tempo a aprendizagem do sujeito. Ou ainda o material didáctico são todos os objectos que se podem recuperar e reciclar introduzindo-lhes se for necessário os elementos que possibilitam a sua utilização didáctica.˝
2.2. O material didáctico
Para Montessori (2010:21), Um dos princípios fundamentais sobre os quais repousava o uso de material didáctico era que as actividades deveriam ser metodicamente coordenadas, de maneira que as crianças pudessem facilmente avaliar seu grau de êxito enquanto as realizavam.
2.3. Classificação do material didáctico: suporte e mídia
A recente classificação baseia-se no tipo de suporte e na mídia escolhida para a produção do material didáctico. Assim sendo segundo BANDEIRA (2002:15), os materiais didácticos dividem-se em três partes que são:
Material impresso: tradicional e inovador
Esses materiais variam de acordo com as modalidades e etapas da educação formal e informal e do tipo de público e finalidades, podendo ser dividido em colecções ou conjuntos, tais como: cadernos de actividades, guia do aluno, guia do professor, livro -texto, livro didáctico, livro paradidáctico, pranchas ilustrativas, mapas, figuras geométricas, etc.
Material áudio visual: imagem e som
O audiovisual é um produto, objecto ou processo que, ao trabalhar com estímulos sensoriais da audição e da visão, objectiva uma troca comunicacional. O audiovisual por ser exemplificado nos produtos de televisão, do cinema sonoro, dos vídeos e também nas multimídias computacionais.
Novas mídias: perspectivas para educação
O conceito de mídias, significa meios de comunicação ou canal,