Metodologia Resumo 2
FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: TEORIA DA CIÊNCIA E INICIAÇÃO À PESQUISA
CERES - GO
2014
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 29 ed, Petrópolis – RJ: Vozes,2011, p. 105 – 19.
ATIVIDADE
1 Leia atentamente o texto, sublinhando palavras e/ou expressões desconhecidas.
Ad hoc, ápeiron, arrazoados, conjeturar, contrastáveis, convalidadas, corroborada, deliberada, extirpá-lo, falseada, fatual, inescrutáveis, latente, marasmo, meteorologia sinótica, protociência, pseudociência, randomização, veritativos.
2 Elabore o vocabulário necessário a sua interpretação e análise.
Ad hoc: Trata-se de um termo jurídico em latim que significa a nomeação de alguém para realização de determinado ato. A tradução literal significa “para isto”, “para esta finalidade”. É muito utilizado para nomeação de advogado para o réu que comparece à audiência sem procurador. Neste caso, o juiz nomeará um advogado ad hoc para representá – lo apenas naquela audiência. (ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Dicionário Acadêmico de Direito. 2 ed. São Paulo: Editora Jurídica Brasileira, 2001.)
Ápeiron: Significa aquilo que é privado de peras (a – peiron), sem limites ou determinações externas ou de contorno e também sem limites internos ou de conteúdo. É aquilo que é indeterminado quantitativamente ao mesmo tempo que é indeterminado qualitativamente. Enfim, é a totalidade em sua dimensão mais ampla possível de ser imaginada, provocando por isso mesmo o mais profundo assombro ou espanto. Desta última realidade nascem todas as coisas e para elas retornam ao fim. Esse é o conceito mais próprio de princípio, pois aquilo que faz outras coisas se iniciarem não pode ser começo nem fim, não tendo por isso limites espaciais ou temporais (não tem começo ou fim no espaço nem no tempo). (IBAIXE JR., João. Os pré – socráticos e a physis. Revista Filosofia UOL.)
Arrazoados: Apresentar razões,