Metodologia Resumo 1
A PAIXÃO QUE DESPERTA O PAÍS
CERES - GO
2014
ALVES, Rubem. Os “ratos” e os “queijos”... Folha de S. Paulo, 19 set. 2006. Cotidiano, p. C2.
A PAIXÃO QUE DESPERTA O PAÍS
A política mineira era baseada nos correlatos pelos quais eram conhecidos os partidos. Na cidade de Dores de Boa Esperança, dois grupos, os “Ratos” e os “Queijos”, disputavam o poder no qual, um servia de isca ao outro.
Era de conhecimento da população que política só se ganhava com paixão e entusiasmo, comparado ao de um torcedor no campo. Fazia – se comum, ouvir mentiras desvalidas envolvendo os chefões dos dois partidos, que eram endeusados pelos seus seguidores.
Apesar dos anos que decorriam, nada mudava no cenário político, sendo tal como a mesma paixão futebolística que decidiria os rumos do país.
ISABELLA GEOVANNA DE OLIVEIRA SILVA
O CAOS ECONÔMICO DOS BANCOS BRASILEIROS
CERES - GO
2014
BATISTA JR., Paulo Nogueira. O poder dos bancos no Brasil. Folha de S. Paulo, 17 ago. 2006. Brasil, p B2.
O CAOS ECONÔMICO DOS BANCOS BRASILEIROS
Os bancos tornaram-se verdadeiras ameaças ao interesso público brasileiro. Apesar de todo seu poderio e de lucros altíssimos, a população dá passos estarrecedores nos índices de pobreza e/ou miséria. Seu poder de mercado acaba impondo tarifas pesadas aos diversos serviços, elevando as taxas de juros às pessoas físicas e jurídicas de pequeno porte, especialmente.
O mais interessante é que a influência política e ideológica é a variável direta para elevar o poder econômico do setor, chefiado pelo Banco Central, que estende seu poderio ao Ministério da Fazenda e ao Poder Legislativo, contribuindo até mesmo para o financiamento de campanhas políticas.
No entanto, é mister ressaltar que apesar da economia se consolidar com um sistema bancário sólido, no Brasil o mesmo está proporcionando um caos econômico, com monotonia, fragilidade e vulnerabilidade de