Modelos Organizativos de Escolas e Métodos Pedagógicos
Modelo da Escola Tradicional . Modelo da Escola Nova . Modelo da Escola Activa . Modelo da Escola Conducionista . Modelo da Escola Construtivista A questão dos métodos pedagógicos é frequentemente reduzida a um mero conjunto de técnicas para serem aplicadas na sala de aula, sem ter em conta os respectivos contextos escolares. Parte-se do pressuposto que a relação professor-aluno esgota todas as determinantes do processo educativo. Ambos são encarados como seres desenraizados, sem ligações no espaço escolar, imunes à sua cultura e ao tipo de organização. A análise dos problemas que enfrenta um professor quando introduz um novo método pedagógico, torna desde logo evidente a importância do contexto escolar para o sucesso ou fracasso da inovação. Na verdade, a receptividade que o professor encontra depende em grande medida do tipo de cultura e organização escolar que é seguido. A inovação na continuidade, é naturalmente mais facilitada do que a inovação em ruptura. Nesta primeira abordagem do assunto, farei um breve referência aos diversos tipos de modelos organizativos de escolas, com base na sistematização elaborada por Manuel Alvarez Fernández, procurando evidenciar os modelo pedagógicos que lhes estão implícitos.
1. Modelo da Escola Tradicional
Este modelo, inspirado nas organizações militares e fabris, desenvolveu-se ao longo doséculo XIX, e ainda hoje subsiste em muitas organizações escolares, sobretudo ao nível das práticas quotidianas.
1.1.Tipo de Gestão. A importância atribuída à ordem externa e à disciplina normativa são dois aspectos que caracteriza o modelo organizativo desta escola. Possui poucas e claras estruturas organizativas, sendo estas de tipo linear, verticais e normativas. A autoridade não se questiona, nem se discutem as decisões. O protótipo de gestor destas escolas, identifica-se com o burocrata autoritário, cuja principal preocupação é o controlo da aplicação dos programas e