principios didacticos
CONCEITO DE PRINCIPIOS DIDÁCTICOS: Princípios didácticos são aspecto gerais, normas, regras, ou ainda pontos de partidas e todas as condições didácticas-pedagogico-psicologicas que expressam os fundamentos teóricos de orientação de todo trabalho docente-educativo.
Ao seleccionar os princípios ao utilizar, os professores devem ter em conta os seguintes aspectos: 1º A natureza da pratica educativa esfolar numa determinada sociedade;
2º As características do processo de conhecimentos;
3º As particularidades metodológicas das matérias e suas manifestações concretas na pratica docente;
4º As relações entre o ensino e o desenvolvimento dos alunos;
5º As particularidades psicológicas de aprendizagem e o desenvolvimento conforme as idades. OBJECTIVO FUNDAMENTAL: Didáctica: é uma ciência cujo objectivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem. Sua busca de cientificidade se apoia em posturas filosóficas como o funcionalismo, o positivismo, assim como no formalismo e o idealismo. Sintetizando, poderíamos dizer que ela funciona como o elemento transformador da teoria na prática.
Prática educativa e sociedade: Os professores são parte integrante do processo educativo, sendo importantes para a formação das gerações e para os padrões de sociedade que buscamos. Libâneo situa a educação como fenómeno social universal determinando o carácter existencial e essencial da mesma. Estuda também os tipos de educação, a não intencional, refere-se a influências do contexto social e do meio ambiente sobre os indivíduos. Já a intencional refere-se àquelas que têm objectivos e intenções definidos. A educação pode ser também, formal ou não-formal, dependendo sempre dos objectivos.
Educação, instrução e ensino A educação é apresentada com um conceito amplo, que podemos sintetizar como uma modalidade de influências e inter-relações que