fichamento sobre plagio
FACULDADE DE CIENCIAS CONTÁBEIS
ALUNA SARA SANTOS SANTANA
DISCIPLINA FCC 017 ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROFESSOR JOSEILTON ROCHA
FICHAMENTO
O texto sobre o plagio que tem como significado que é a imitação fraudulenta de uma obra, protegida pela lei autoral, ocorrendo verdadeiro atentado aos direitos morais do autor: quanto a paternidade quanto a integridade de sua criação. Aborda também as questão da lei do direito autoral em 1970, invenção da imprensa mecânica pelo alemão Johann Gutenberg ( 1398- 1468).
Desde a antiguidade grego- latina se verifica a presença de sanções morais aos plagiadores. O plagiário atualmente é conhecido como sequestrador de uma criação intelectual, visto como um ser de má conduta. No passado existia a venda e compra de autorais mais no presente a autoria é um direito intransferível e inalienável. Muitos problemas são verificados por causa do plagio dentre eles o comercio de monografias, dissertação e teses e a falta de ética do ser humano. Na Grécia antiga o plagio era tido como uma ação desonrosa com maneiras de repreensão.
A internet com a chamada era digital é utilizada como instrumento facilitador da cópia. A analise de plágio deve conter relato de criação e da solicitação do registro, depoimentos , conclusão de laudo e analise de provas. A obra é de quem criou e o registro não é obrigatório para ter seus direitos assegurados. O direito pelas obras, artigos ou tese e etc independe do seu registro. Entende-se que mesmo não sendo obrigatório é importante o registro para sua memória e história.
As autorias devem ser registradas de acordo com a lei 5.988 de 14 de dezembro de 1973 no órgão publico. As monografias dissertações e teses são registradas nos escritórios de direitos autorais da fundação biblioteca nacional (EDA/BN).
Nos trabalhos acadêmicos e outros textos a ABNT autoriza a citação desde que identifique o autor e a fonte. As citações são de duas formas: direta e indireta. A