Barão de Mauá
a. No período em que o Barão de Mauá obteve sua ascensão, quais eram as características do Estado e da administração pública no Brasil? Quais as origens deste modelo? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)
A história do Barão de Mauá se passa XIX, um homem que se tornou um grande empresário na época do Império, ficou conhecido por inovar e empreender. Sua vida foi um marco para indústria, comércio e economia consequentemente fez sua historia na politica.
As características do Estado começaram aparecer entre 1822 – 1831 no Primeiro Reinado, o Brasil inicia com sua dependência econômica, onde excluía a maioria da população brasileira, a participação politica e comerciantes limitaria o poder de Dom Pedro I, já em 1824 foi estabelecida a constituição monarquia, explicitando os verdadeiros interesses que gerariam independência, foi então que Mauá começou a se destacar por entender que juros baixos e créditos rolando para que as capitais fossem investidas em empresas para a ascensão do país, sendo assim Dom Pedro I foi perdendo forças até que a renúncia aconteceu 1831 fato que consolidava a independência brasileira da colonização portuguesa.
Após a abolição de Dom Pedro I acontece o período regencial conhecido por um dos mais agitados da historia entre 1831 até 1840, um período marcado por revoltas populares. O segundo Reinaldo no Brasil destacado pela coroação de Dom Pedro II, por movimento abolicionista e republicano por fim Dom Pedro II terminou com a sua deposição em 15 de novembro 1889 com a Proclamação da Republica e falece em 1891.
Vale destacar que o Barão de Mauá foi pioneiro no campo de serviço público, pois fundou a Companhia Fluminense de transportes, Companhia de Navegação a Vapor do Rio Amazonas, rodovias e estradas de ferro, indústrias como já relatas anteriormente, sabe-se que foi um