Relatório
URBANIZAÇÃO: Fenômeno recente
Apesar do processo de urbanização ter se iniciado com a Revolução Industrial, ele foi até meados do século XX, um fenômeno relativamente lento e circunscrito aos países que primeiro se industrializaram, os chamados países desenvolvidos. Após a Segunda Guerra
Mundial, esse fenômeno foi concluído nos países desenvolvidos e iniciado de maneira avassaladora em muitos países subdesenvolvidos, notadamente na maioria dos países latino- americanos e em muitos países asiáticos. O continente africano até hoje é muito pouco urbanizado, ainda que o processo já tenha se iniciado em alguns países.
Considerando o planeta como um todo, a taxa de urbanização, no início da Revolução
Industrial não passava de 2%. Segundo dados do Relatório do desenvolvimento humano de
1995, publicado pela ONU, a população que vive em cidades atingiu 34% do total em 1960,
44% em 1992 e a previsão para o ano de 2000 é de 48%. Assim, no raiar do século XXI, a população urbana mundial deverá superar os 50%.
A partir desses dados conclui-se que o processo de urbanização é um fenômeno muito recente na história do homem. No entanto, deve-se salientar que tais dados são a média do planeta. Há países com altas taxas de urbanização e outros ainda essencialmente rurais.
Todos os países desenvolvidos, bem como alguns países de industrialização recente, apresentam altas taxas de urbanização. Isso ocorre porque o fenômeno industrial, principalmente nos seus primórdios, não pode ser desvinculado do urbano. Com exceção da
China e da Índia, com as maiores populações do planeta e de industrialização recente, todos os países industrializados são urbanizados. O contrário, porém, não é verdade. Há países que apresentam índices muito baixos de industrialização e outros que praticamente não dispõem de um parque industrial e, mesmo assim, são fortemente urbanizados.
Urbanização em Países Desenvolvidos
Os