Urbanização em países desenvolvidos e subdesenvolvidos e os principais problemas causados
Nome: Ítalo Pereira
Número: 18
Turma: 2ºINF
Juiz de Fora, 07 de novembro de 2013
Introdução
Desde a Antiguidade já existiam cidades. As primeiras surgiram na Mesopotâmia, há mais de 3500 a.C. Porém, somente no século XVIII foi que elas iniciaram o processo de urbanização. Iniciado na Europa, e seguindo nas principais áreas de desenvolvimento do mundo atual. Após a Revolução Industrial, as cidades que já desempenhavam a função de mercados consumidores de gêneros agrícolas, começaram a produzir bens industriais que serviam tanto para o meio rural como urbano. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização acelerou-se muito mais tarde, porém, desde 1950 esse processo acontece em toda a América Latina.
A urbanização conceitua a transferência de pessoas do campo para a cidade, e um espaço pode ser considerado urbanizado, a partir do momento em que o percentual de população urbana for superior a rural.
Os países desenvolvidos tiveram uma urbanização mais lenta do que os países subdesenvolvidos industrializados, sendo que estes cresceram de forma rápida e desordenada, causando problemas para a população, assim como veremos no desenvolvimento da pesquisa.
Urbanização em países desenvolvidos
O processo de urbanização nos países desenvolvidos está diretamente ligada ao processo de industrialização. Antes da Primeira Revolução Industrial não havia nenhum país onde a população urbana predominasse. No começo do século XVIII, apenas a Inglaterra possuía a maior parte de sua população vivendo em cidades. Contudo, o processo foi se espalhando para outras regiões da Europa e nos Estados Unidos. As primeiras fábricas provocaram um grande êxodo rural pela necessidade de absorção de mão de obra e