Trabalho
Conurbação
Conjunto formado por duas ou mais cidades próximas, em que ocorre interação física e funcional entre elas, como São Paulo e Osasco.
Megalópole Conjunto de metrópoles interligadas, abrangendo extensas áreas, como BOSWASH ( Boston, Nova Iorque, Filadélfia, Baltimore e Washington), CHIPITS ( Chicago, Cleveland e Pittsburgh), SANSAN ( San Francisco, Los Angeles e San Diego), Tóquio-Osaka etc.
Região metropolitana Uma região metropolitana ou área metropolitana é um grande centro populacional, que consiste em uma (ou, às vezes, duas ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de influência. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação. Por exemplo, São Paulo é uma cidade central, com Guarulhos, Osasco e outras cidades adjacentes sendo cidades vizinhas de São Paulo, juntas formando uma conurbação.
Porém, uma região metropolitana não precisa ser obrigatoriamente formada por uma única área contígua urbanizada, podendo designar uma região com duas ou mais áreas urbanizadas intercaladas com áreas rurais. O necessário é que as cidades que formam uma região metropolitana possuam um alto grau de integração entre si. Uma região formada por diversas regiões metropolitanas localizadas próximas entre si são por vezes chamadas de megalópole. Atualmente, as regiões mais populosas do mundo, que possuem até 30 milhões de habitantes, incluem Tóquio, Cidade do México, Seul, Nova Iorque e São Paulo.
Macrocefalia Urbana