COMO FUNCIONA O CORPO DOS ATLETAS
Ao iniciar o jogo os atletas já têm um batimento cardíaco elevado, fazendo o coração bombear sangue muito mais rápido para o organismo, cerca de até 120 batimentos por minuto, em parte devido ao próprio aquecimento, e sem dúvida devido à descarga de adrenalina decorrente da emoção do momento, sendo que os valores máximos de que o coração humano é capaz é de em torno de 200 batimentos por minuto. Principalmente durante uma partida de futebol, quando os atletas gastam mais energia, fazendo os músculos precisarem de mais oxigênio, seu fluxo sanguíneo aumenta muito e para que o seu corpo mantenha a sua temperatura ocorre à sudorese e o seu pulmão passa ventilar 40 vezes mais que o normal. Em uma partida de futebol um jogador pode movimentar 640 músculos do seu corpo e pode fazer 1100 movimentos, no campo eles podem chegar a correrem média, 12 quilômetros. Ou seja, depois de uma partida, todos os músculos do corpo do atleta estão completamente exaustos.
ADRENALINA
A adrenalina é um hormônio liberado pelas glândulas que ficam sobre os rins, que são as glândulas suprarrenais, a presença nos organismo se dá através de um sinal liberado em reponta a uma grande estresse físico ou mental, situações de fortes emoções.
Quando a Adrenalina é Liberada?
A adrenalina é liberada em geral quando fazemos esportes radicais, descida de montanha russa, salto de paraquedas e coisa do gênero que tem muita emoção.
QUAIS OS SEUS EFEITOS?
Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente, ou psicologicamente como a ansiedade), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos(cronotrópica positiva) e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue (hiperglicemiante), minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários nas pernas e nos