Papel da mulher no mercado de trabalho
Título: O papel da mulher no mercado de trabalho no Brasil
Rio das Ostras, 2013
O papel da mulher no mercado de trabalho no Brasil
Resumo:
A entrada da mulher no mercado de trabalho proporciona uma variedade de resultados e traz repercussões na organização e na estrutura de funcionamento familiar, e um novo mundo para elas. Um dos principais motivos para a entrada das mulheres nesse mercado, foi a necessidade de assumir os negócios de família na época da Segunda Guerra Mundial. Elas sofreram desafios em conciliar tempo para tarefas domésticas, acadêmicas, trabalho externo e na forma de estabelecer um vínculo afetivo e consistente com os filhos. Pode-se dizer que na vida conjugal os papéis desempenhados pelo homem e pela mulher tem se confundido cada vez mais, pois atualmente não existe mais essa separação de deveres.
Palavras-chave: mulher. mercado de trabalho. família.
1. Introdução:
Desde muito tempo que as mulheres sofrem discriminações. Na Idade Média, as mulheres se tornaram membros importantes na área familiar e tiveram um papel importante na preservação da cultura. Nessa época, as mulheres foram muito perseguidas, como por exemplo: a "caça as bruxas", quando a Igreja, liderou um massacre, qualificado como verdadeiro genocídio (assassinato deliberado de pessoas motivado por diferenças étnicas, nacionais, raciais, religiosas e (por vezes) políticas) contra o sexo feminino. Joana D' Arc foi um exemplo dessa época, ela foi acusada de feitiçaria, capturada pelos ingleses e queimada numa fogueira.
2. A entrada da mulher no mercado trabalhista:
A participação da mulher no mercado de trabalho teve início com as I e II Guerras Mundiais. Os homens iam para as batalhas e as mulheres assumiam os negócios da família, consequentemente a posição de seus maridos no mercado. A partir desses fatos, foram surgindo necessidades diferentes, a mulher saiu de casa para o trabalho e para