quimica
( 2º SEMESTRE)
Professor: Rodrigo de Pontes Vieira
COTIA
2014
A Química Analítica é a parte da Química que estuda os princípios e métodos teóricos da análise química, que são úteis em todos os campos da ciência e medicina. Seus objetivos práticos consistem na determinação da composição química das espécies (elementos e/ou compostos) presentes em uma amostra. A Química Analítica compreende a Análise Qualitativa e a Análise Quantitativa.
a) Análise qualitativa: utilizada para determinar a identidade das espécies químicas presentes em uma amostra. Neste caso, não se está interessado na quantidade de cada substância na amostra, mas apenas saber se certas substâncias estão presentes ou ausentes. Seus resultados são expressos em palavras e símbolos. Exemplo: Ferro (Fe).
b) Análise quantitativa: Tem como objetivo determinar a quantidade de uma ou mais espécies químicas. Seus resultados são expressos em valores numéricos com indicação do que estes números representam. Exemplo: 5% Fe significa 5 g Fe / 100 g da amostra.
MÉTODOS UTILIZADOS EM ANÁLISE QUANTITATIVA
Métodos clássicos ou tradicionais: baseiam-se no acompanhamento quantitativo de reações químicas.
Exemplos:
a) Gravimetria por precipitação química: a substância a ser determinada é convertida em um precipitado insolúvel que é isolado e pesado.
b) Volumetria: reage-se a substância a ser determinada com um reagente adequado e padronizado. Exemplos: reações de neutralização, complexação, precipitação e óxidorredução.
Métodos instrumentais: são aqueles que requerem um instrumento para medir a propriedade de interesse (eg. elétrica, absorção, emissão etc.).
a) Métodos elétricos (voltametria, coulometria e potenciometria): compreendem a medida da variação da corrente, da voltagem ou da resistência em função da concentração de certas espécies em solução.
b) Métodos espectrométricos