Condutmetria
2775 palavras
12 páginas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE QUÍMICA
DIVISÃO DE QUÍMICA ANALÍTICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ANÁLISE INSTRUMENTAL
PROFESSOR: Dr. Jez B. Braga
TURMA: A
Alex Malüe Machado 12/0108500 Carlos Alberto S. de França 09/91384 EXPERIMENTO II - CONDUTOMETRIA
Determinação do teor de ácido acetilsalicílico em tabletes
Brasília, 12 de novembro 2012
INTRODUÇÃO
Figura 01: aparato de titulação volumétrica As titulações são amplamente utilizadas em química analítica para determinar ácidos, bases, oxidantes, redutores, íons metálicos, proteínas e muitas outras espécies. As titulações são baseadas em uma reação entre o analito e um reagente padrão conhecido como titulante. A reação é de estequiometria conhecida e reprodutível. O volume, ou a massa, do titulante, necessário para reagir completamente com o analito, é determinado e usado para obter a quantidade do analito. Em uma titulação baseada em volume, figura 01, a solução padrão é adicionada de uma bureta e a reação ocorre em um frasco Erlenmeyer.
Em qualquer titulação, o ponto de equivalência química, experimentalmente chamado ponto final, é assinalado pela variação da cor de um indicador ou da resposta de um instrumento. Neste sentido o presente experimento utiliza-se da condutometria, como método instrumental para determinar a concentração do analito de interesse.
A técnica mede a condutância elétrica de soluções iônicas. Ordinariamente, a condução da eletricidade através das soluções iônicas se dá à custa da migração de íons positivos e negativos com a aplicação de um campo eletrostático. Sob a influência de um potencial aplicado, os íons em uma solução são quase instantaneamente acelerados em direção ao elétrodo de carga oposta, mas a velocidade de migração dos íons é limitada pela resistência do solvente ao movimento das partículas. A velocidade de migração dos íons se relaciona