Medico
É o processo infeccioso, agudo ou crônico da medula óssea e do tecido adjacente.
Pode ser classificada segundo o mecanismo de introdução da infecção ou segundo sua etiologia.
Osteomielite Primaria: causada por implantação direta dos micróbios no Osso. 1) Feridas penetrantes 2) Fraturas abertas ou compostas 3) Intervenção cirúrgica óssea 4) Infusões ou injeções intramedulares.
Osteomielite Secundaria: a via de infecção é o sistema arterial. Uma exceção é a disseminação do sistema geniturinário através das veias ou dos ossos pélvicos ou da coluna vertebral. A infecção através do sistema linfático é rara.
CLASSIFICAÇÃO DE WALDVOGEL
Segundo a patogenia e a localização da infecção:
Osteomielite Hematogena Aguda
É a forma mais frequente de apresentação na infância.
Osteomielite Secundaria a um Foco Contiguo
Depois de um traumatismo aberto, ferida penetrante, ferida pos cirúrgica infectada, depois de um implante de uma prótese, ou secundaria a uma infecção subjacente como Celulite.
Osteomielites Secundaria a uma insuf. Vascular
Se apresenta em adultos maiores de 50 anos, os antecedentes de Diabetes Melitus e a infuc. Vascular são frequentes, afeta aos ossos dos pes depois de pequenos traumatismos e a etiologia a menudo é polimicrobiana.
Classificação segundo o Tempo de Evoluçao:
AGUDA: menor de 2 semanas. É aquele processo infeccioso que afeta ao osso, cavidade medular, ao córtex e/ou o periósteo, de inicio recente sem destruição óssea, que não recebeu tratamento e no qual predominam os sintomas.
SUB AGUDA: de 2 a 3 semanas, com E.G.bom, sub febril ou Afebril, com dores muito agudas em zonas metafisarias e que pode ser causada por resistência do hospede, bactérias muito virulentas ou antibióticos administrados precocemente.
CRONICA: maior de 3 semanas. Processos com evolução dos sintomas de 1 a 3 meses, que cursam com Necrose óssea e sequestro, dor local ou sistêmica e tratamento falido.
CRONICA RECORRENTE