MEDICA OES
PARA HIPOTIREOIDISMO
Levotiroxina: O medicamento nada mais é do que um análogo do hormônio T4, e em nada deixa a dever para a substância original. Ele deve ser tomado logo pela manhã e em jejum, e não dá efeitos colaterais.
PARA HIPERTIREOIDISMO
Drogas atitireoidianas: Propiltiouracil e metimazol inibem a produção dos hormônios T3 e T4 nas células foliculares da tireoide. Já são usados em quadros de doença de Graves há quase 60 anos. O primeiro traz menos efeitos colaterais e, em grandes doses, também inibe a transformação do T4 em T3. Já o segundo é mais indicado para gestantes por atravessar menos a barreira placentária. Ambos são mais utilizados quando há possibilidade de remissão da doença.
Betabloqueadores: Apesar de não terem relação direta com a tireoide, esses medicamentos podem reduzir temporariamente alguns sintomas do hipertireoidismo, como taquicardia, palpitação, tremor, diaforese, retração palpebral e ansiedade.
Iodo Radioativo: É administrado ao paciente um tipo diferente de iodo, que ataca a tireoide e reduz seu funcionamento. Esse tratamento é feito no hospital, e normalmente apresenta bons resultados, apenas podendo resultar em um quadro de hipotireoidismo temporário ou perene. Sua vantagem está no menor custo e na redução do tamanho da glândula. Ele pode ser feito sozinho ou associado às drogas antitireoidianas.
Tireoidectomia: Consiste na retirada total ou parcial da glândula, é o que normalmente apresenta melhores resultados, porém consiste em uma cirurgia delicada, já que a região onde está localizada a tireoide tem muitas veias, artérias e músculos.
Efeitos Colaterais Psicológicos
Ansiedade
Incapacidade de concentração
Nervosismo
Irritabilidade
Inquietação
Depressão
Alterações emocionais
Comportamento antissocial
Aumento da temperatura corporal
Cefaleias
Insônia
Aumento da frequência cardíaca (taquicardia)
Palpitações cardíacas
Pressão Alta
Dor no peito
Fadiga
Flushing (rubor)
Tremores
Queda de cabelo
Diminuição da Libido