Mediação e Arbitragem
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
Profª Esp. Ana Flavia Derze
2014
Definição de conflito e atitudes frente ao conflito
“Na minha civilização, aquele que é diferente de mim não me empobrece; me enriquece.”
(Saint-Exupéry)
O que é um conflito?
“Um conflito é uma luta expressa entre pelo menos duas partes interdependentes que percebem que seus objetivos são incompatíveis, suas compensações são reduzidas e a outra parte os impede de atingir seus objetivos” (Hocker e Wilmot, 1985).
O conflito é uma relação entre dois ou mais grupos que têm, ou pensam que têm, objetivos incompatíveis. Esta relação envolve dois elementos fundamentais: o comportamento (a forma de relacionar-se) e as metas (o que se quer alcançar).
O conflito ocorre sempre dentro de uma interdependência e é o resultado da diversidade que caracteriza nossos pensamentos, atitudes, crenças, percepções, sistemas e estruturas sociais; é, como a evolução, parte inerente da nossa existência.
Apesar do conflito ser algo inerente às relações humanas, quase sempre o percebemos como um fato negativo, que pode criar um clima de ansiedade, agressividade, desconfiança e suspeita, que aumenta a distância entre as pessoas e que pode desmotivá-las, excluí-las ou desviá-las os objetivos estabelecidos.
Geralmente associamos a idéia de conflito com situações desagradáveis que distorcem as relações sociais, como uma ruptura da ordem que conduz ao enfrentamento de posições corretas e incorretas. Esta percepção, sobre o conflito nos leva a tratar de evitá-lo ou eliminá-lo, sem tentar resolvê-lo a fundo.
Também vemos o conflito como uma batalha onde uns ganham e outros perdem, ou uma negociação para tirar vantagens.
“Um conflito social é uma relação entre duas ou mais partes interdependentes que têm, ou pensam que têm, metas incompatíveis.”
O conflito envolve dois elementos fundamentais:
O comportamento: a forma de se relacionar.
As metas: o que se quer alcançar.
“O conflito