Mediacao e arbitragem
DISCIPLINA:
DATA: 25/04/2012
FONTE: Mediação e arbitragem: Alternativas á jurisdição. Autor: Jose Luis Bolzan de Morais
Extrato (informações a serem obtidas) Método adotado pelo autor:
O método adotado pelo autor foi de pesquisa Experimental, uma pesquisa básica que desenvolveu a busca de relações entre os fatos sociais e o direito.
Resumo da obra:
A temática tratada no livro é o acesso a justiça que pode ser qualificado pelo acesso ao direito, a sua margem acompanham questões que se referem a buscas de alternativas as grandes crises que o afetam, particularmente aquelas ligadas à forma alternativa.
O livro fala sobre como o estado passou por uma serie de transformações e crises no decorrer de sua historia e com isso o conceito de soberania foi mudando ao longo do tempo e passando pelos principais temas do direito. Como seria mais fácil se o acesso a justiça fosse facilitado com mecanismos alternativos entrando a mediação e arbitragem que são outras formas de solução de conflitos e controvérsias.
O livro é dividido em alguns momentos: o primeiro visa apresentar os aspectos relativos às crises do Estado e do Direito, segundo que pretende explicitar os contornos e terceiro e quarto: mediação e a arbitragem.
A mediação e um processo desenvolvido secretamente sua divulgação só será possível se for pela vontade das partes e também haverá a economia de tempo com isso ocasionando a diminuição do custo indireto debatendo via oral os problemas envolvidos tentando encontra a melhor solução para o caso concreto. Já na arbitragem há uma ampla liberdade de contratação, poderá ser usado em qualquer controvérsia que envolva direito patrimonial disponível, permite ao arbitro disciplinar o procedimento caso não haja convenção das partes neste sentido, possibilita maior celeridade na solução dos conflitos, transforma a sentença arbitral em título executivo