Mediação Escolar
Thaís Mitugui Bruschi de Menezes
Supervisora: Dra. Valéria Furtado Queiroz
A violência nas escolas e a indisciplina dentro e fora da sala de aula tem sido um dos assuntos mais discutidos no âmbito escolar e mais solicitados por educadores como pedido de ajuda para solucioná-los. O espaço escolar está perdendo sua função de socialização, aparecendo como local para a explosão de conflitos sociais.
A escola, para muitos, é o local onde se passa a maior parte do dia, onde se convive com pessoas de diferentes características, educações, religiões. Essa diversidade é extremamente importante para que se aprenda a conviver, a respeitar e valorizar a diferença do outro. Contudo, diante de tanta diferença de idéias e opiniões é natural que surjam alguns conflitos. Para que haja harmonia e respeito é necessário que estes conflitos sejam bem administrados para não gerarem problemas que possam interferir na convivência e também no processo de aprendizagem dos alunos.
Na última década grandes avanços foram obtidos na área e diversas pesquisas têm buscado meios capazes de amenizar a indisciplina e violência escolar. A mediação de conflitos aparece como um meio alternativo muito eficaz para a prevenção e solução deste problema. O processo de mediação é feito por uma terceira pessoa com o objetivo de auxiliar as partes, orientando-os de forma a reconher o ponto de vista de cada um na busca da melhor solução para ambos. A mediação escolar funciona como um instrumento para uma cultura de paz nas escolas proporcionada pelo incentivo ao diálogo e como meio de ensinar valores e ética dentro da sala de aula.
Levando em consideração esses aspectos, o presente trabalho objetivou contribuir para a formação teórica e prática de 10 professores da rede Estadual de Ensino de Londrina-PR, por meio de um curso de capacitação de 16 horas, realizado em quatro encontros. O curso em andamento tem como objetivos: Conscientizar Educadores