simulação organização do trabalho
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Aluna: FILIPE ROCHA GOUVEIA – 10821186
RELATÓRIO DA SIMULAÇÃO DOS MODELOS
DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Professora:
Maria de Loudes
João Pessoa,PB
1. Introdução
Tal relatório tem por objetivo analisar a atividade de simulação do processo de produção da “Caixa para presente modelo A”, realizada em sala, que destacou três modelos de organização do trabalho, sendo tais modelos o Clássico, Enriquecimento de Cargos e Grupos Semiautônomos, expondo as características de cada um deles vivenciadas na simulação prática.
O modelo de organização Taylorista/Fordista concentra seus argumentos principalmente na eficiência do trabalho, envolvendo uma grande divisão das tarefas, requisitando o menor esforço possível e uma alta repetitividade. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários para os operários, com a concomitante diminuição dos custos unitários de produção.
O enriquecimento de cargos por sua vez consiste, principalmente, na reorganização e ampliação das atividades a serem desempenhadas pelosfuncionários, no sentido de aumentar sua satisfação, através de acréscimo de variedade, maior participação nas decisões e autonomia para desenvolver suas atividades, podendo assim melhor adaptar os postos de trabalhos e a produção, visando obter ainda uma maior produtividade.
Com o enriquecimento de cargos, é possível adequar o cargo ocupado ao potencial de desenvolvimento do funcionário, atribuindo tarefas do nível hierárquico superior ao funcionário (enriquecimento vertical) ou aumentando a variedade do cargo no mesmo nível hierárquico (enriquecimento horizontal).
O enriquecimento vertical é mais utilizado em empresas que oferecem um plano de carreira, atribuindo tarefas de cargos superiores ao