Senai da capital faz simulação empresarial com alunos do curso de produção industrial
MÓDULO: SIMULAÇÃO EMPRESARIAL
CURSO: ASSISTENTE DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
CARGA HORÁRIA: 52 horas
INSTRUTOR: RONILÇO CRUZ DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DA SIMULAÇÃO EMPRESARIAL: ADMINISTRANDO UMA AGÊNCIA DE EVENTO
CONCEITO DE SIMULAÇÃO EMPRESARIAL
Simulação Empresarial esta conceituado no entendimento de que o processo de aprendizagem para ser totalmente realizado necessita de valorizar a experiência pessoal do aprendiz e não se limitar à transferência de conteúdos de livros, professores ou qualquer outra fonte. Esse entendimento está explicitado na obra de David Kolb, que é um famoso escritor sobre a arte de aprender fazendo.
Kolb em sua teoria da aprendizagem experimental, fornece conceitos para entender e interpretar. Ele afirma que simulação empresarial e “uma estrutura para examinar a ligação crítica entre educação, trabalho e desenvolvimento pessoal”, valorizando a relação entre a sala de aula e o mundo real.
Em todas as atividades de Simulação Empresarial, o aprendizado é feito por intermédio da experiência, no sentido de que o aprendiz esteja diretamente em contato com a realidade estudada, avaliado vários aspectos realizados no decorrer do curso. Esta estratégia está de acordo com a percepção de que métodos de aprendizado que combinam estudo e trabalho, teoria e prática proporcionam um processo mais produtivo para o aprendizado, pois “as pessoas aprendem através de suas experiências” , segundo Kolb..
Simulação Empresarial consiste em um exercício sequencial de decisão, estruturado sobre um modelo de operação empresarial, em que os participantes assumem o papel de gerentes das empresas, mediante a utilização de técnicas aprendidas em outros módulos da aprendizagem.
O objetivo da simulação empresarial é, portanto, desenvolver habilidades empresariais aos participantes nas áreas de : * Administração geral – proporcionando a integração entre equipes, visão estratégica, conhecimento dos processos internos da empresa e