Biologia
Eu coloquei "divide" entre aspas propositalmente, pois é um termo chulo e simplificado. Na verdade, a mitose é um processo com várias fases em que há multiplicação de todas as organelas celulares (por isso - por conta dessa igualitariedade - as novas células são geneticamente iguais).
Esse tipo de reprodução celular é comum em nosso organismo. Ocorrendo quando, por exemplo, a vida útil de uma célula se esgota e ela precisa ser substituida. Ou quando um ferimento está cicatrizando - as células dos vários tecidos atingidos se multiplicam para "fechar" o corte. Até mesmo o porcesso de crescimento dos seres vivos acontece por meio de sucessivas e constantes mitoses.
Como você pode ver esse é um processo relativamente rápido e controlado pelo organismo.
Sendo assim, a mitose descontrolada é quando algumas células - de um determinado tecido - começam a se multiplicar de maneira desgovernada, através de mitoses.
Às vezes esse processo pode se iniciar quando há alguma lesão, em outras ele é incitado.
De qualquer maneira, é esse processo de divisão celular descontrolado e excessivo que forma tumores e dá início à desenvolvimentos cancerígenos.
Atenção: tanto os benignos como os malígnos. O que irá diferenciar esses dois tipos, será o seu nível de propagação dentro do organismo: o benigno se mantém isolado no tecido afetado; já o maligno se "espalha" atingindo e comprometendo outros orgãos. Esse processo de propagação do tumor maligno denomina-se metástase.
As causas para essa reação anormal do organismo variam. E as variedades são incontáveis: podem ser genéticas, alimentícias, expositivas (quando há exposição excessiva à radiação, aos raios ultra-violetas e a outros elementos), etc.
Se houvesse uma fórmula única cancerígena, seria mais fácil encontrar a cura para o câncer, porém o processo, apesar de variável, não é