MAX GLUCKMAN Análise de uma situação social na Zululândia moderna
Análise de uma situação social na Zululândia moderna
Questão do trabalho:
1) Explique a importância da noção de “situação social” expressa na obra de Max Gluckman, tomando por base o exemplo da inauguração da ponte na Zululândia.
Max Gluckman introduz o tema de sua analise apresentando o sistema social do país e as relações de grupos raciais entre brancos e africanos. Sua pesquisa concentra-se no norte da Zululândia. Ele escolheu as comunidades africanas de algumas reservas para observar e vivenciar as relações sociais, econômicas e políticas com o restante do país.
As situações sociais são para Gluckmam a “matéria-prima” do antropólogo, pois são eventos de uma determinada sociedade particular onde podemos extrair a estrutura social, as suas inter-relações e instituições. Somente a partir dessa análise podem-se afirmar generalizações.
Em seu texto Gluckman descreve a inauguração de uma ponte no território Zulu e o comportamento de diferentes grupos da comunidade e suas relações uns com os outros na ocasião. Para cada ocasião, existia uma divisão que usava um ou mais critérios, seja religioso, territorial ou racial, entre outros. Essa forma de divisão e de comportamento se estabelecia de acordo com a importância ou interesse da situação vivenciada.
Para Gluckman as situações sociais apresentam a hierarquia de cada grupo e seus interesses. Mostram a força de dominação ou influência de cada participante. A situação social é o comportamento de cada grupo em determinadas ações do seu dia a dia em comparação a outras situações onde se tem a presença dos demais grupos sociais. Os interesses e benefícios mudam de acordo com a situação social da qual se encontram. Nessa situação em específico, as relações sociais durante a inauguração da ponte, todos os grupos estavam em paz e equilíbrio no momento, em busca de um objetivo em comum. O contraste entre a situação “inaugurar a ponte” descrita por Gluckman e as outras situações do dia a dia dos