cultura
Ele inicia a sua análise descrevendo as situações sociais , que para ele constituem uma frande parte da matéria prima do antropólogo, pois é tudo o que observa. A partir das situações sociais e de suas inter-relações em uma sociedade particular, podem se abstrair a estrutura social, a relções sociais, as instituições. E a partir dessas novas situações o antropólogo pode faze a suas generalizações.
Situações Socias
Inauguração Construção da ponte .
Acooperação entre zulus e europeus no evento mostra que eles formam uma únicac omunidade, com modos específicos de comportamento. No entanto, as relaçõesdiretas entre os grupos não são de igualdade; a separação transparece em todos os seus padrões de comportamento. O que Gluckmann vai dizer é que “uma separação socialmente reforçada e aceita pode representar uma forma indireta de associação”.
(p.257)A hegemonia do grupo branco seria o fator principal na manutenção do equilíbrio daestrutura social. Equilíbrio aqui é entendido como relações interdependentes entrediferentes partes da estrutura social
Portanto, uma situação social é o comportamento de eindivíduos como membros de uma comunidade, analisado e comparado com o seu comportamento em outras ocasiões. Desta forma, a análise revela o sistema de relações subjacente entre a estrutura social da comunidade, as partes da estrutura social , o meio ambiente físico e a vida fisiológica dos membros da comunidade.
Embora a análise tenha sido realizada através dos agrupamentos, o autor reflete que se a tivesse feito em termos de indivíduos, chegaria a conclusões semelhantes. Ele reconhece também que através da