Teoria Antropologica
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL
DISCIPLINA: ANT0001 – TEORIA ANTROPOLÓGICA CLÁSSICA
PROFESSORA: FRANCISCA MILLER
HORÁRIO: 5ª FEIRA, 8:30 – 12:00
Ementa: O contexto de estruturação da Antropologia, destacando o evolucionismo, a escola Boasiana, Escola Sociológica Francesa, Antropologia Social Britânica e o Estruturalismo Lévi-Straussiano.
Objetivos: Introdução aos desenvolvimentos metodológicos e teóricos fundadores da disciplina antropológica – aproximadamente de meados do século XIX a meados do século XX -,período a que parte da historiografia da disciplina tem chamado de “clássico”. A dinâmica do curso será composta por discussões sobre o conteúdo dos textos do programa e seminários em grupo sobre os textos selecionados. Para que as aulas sejam bem aproveitadas e acompanhadas, é necessária a leitura prévia dos textos indicados para cada aula, pois a participação dos alunos nas discussões é esperada e avaliada. A nota final dos alunos será obtida através de trabalhos no decorrer do curso.
1.
Introdução ao curso
2. Evolucionismo do século XIX
TYLOR, Edward B. “A ciência da cultura”. Em: Castro, C. (org.) Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Tylor e Frazer.RJ: Zahar Editor, 2005: 67-100.
MORGAN, Lewis H. “A sociedade antiga”. Em: Castro, C. (org.) Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Tylor e Frazer.RJ: Zahar Editor, 2005: 41- 66.
FRAZER, James. “O rei do bosque”, A magia simpática”, “O ramo de ouro” e “Adeus a Nemi”. Em Frazer J. O Ramo de Ouro. São Paulo: Circulo do Livro, 1986: 20 – 31; 34-46; 242 – 250.
3. Presença da sociologia compreensiva
SIMMEL, Georg. “The sociological nature of conflict”. In: Simmel, G. Conflict. New York: The Free Press, 1955: 13 – 56.
WEBER, Max. “Relações comunitárias étnicas”. Em : Weber, M. Economia e Sociedade. V. I. Brasília: UnB, Imprensa Oficial, 2004:267 – 277.