41. A organização funcional da BioQuímica (pag. 191)
Abraão Alencar é gerente de produção da BioQuímica, empresa fabricante de produtos farmacêuticos populares.
A estrutura organizacional da fábrica é funcional, envolvendo vários departamentos subordinados a Abraão, como: produção, almoxarifado, compras e abastecimento, manutenção, tecnologia e expedição.
Abraão está insatisfeito com o desempenho do modelo adotado e quer conversar com a diretoria para poder fazer alterações no sentido de modernizá-lo urgentemente.
Como Abraão deveria apresentar a sua argumentação à diretoria?
42. A organização Iinha-staff das Indústrias Rex (pag. 197)
João de Barros é o presidente das Indústrias Rex, uma grande organização que adota a estrutura Linha-staff, da qual pretende desligar-se dentro de alguns anos para aposentar-se.
JB escolheu seu filho, que é engenheiro, para sucedê-lo.
O filho deve ingressar na empresa para começar a fazer carreira.
Inicialmente, JB quer explicar ao filho as características, vantagens e desvantagens de uma organização Iinha-staff para ele saber onde está pisando. Como ele deveria fazer?
43. A VIDEORENTAL (pag. 207)
A VideoRental sempre foi motivo de satisfação para seus dirigentes.
O crescimento da empresa e a excelente imagem no mercado abriram as portas para novas franquias.
O negócio prosperou com a abertura de várias filiais franqueadas e cresceu demais sem necessidade de investimentos continuados.
A empresa passou a ser estruturada funcionalmente em departamentos: financeiro, marketing e operações. Mas, os dirigentes sentiam dificuldade em conhecer os aspectos globais das atividades da empresa.
Além disso, as vendas pararam de crescer e o negócio empacou.
Como você poderia ajudá-los?
44. O enxugamento da Forma Flex (pag. 212)
A Forma Flex é uma empresa departamentalizada por funções, com seis diretorias: financeira, marketing, industrial, tecnologia, suprimentos e recursos humanos.
Através de um