2012 Ano Internacional das Cooperativas
O ano internacional das cooperativas nasceu da estreita relação entre a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo desse ano internacional é buscar o desenvolvimento econômico sustentado, a diminuição da pobreza e a intercooperação, como diz no próprio slogan: “Cooperativas constroem um mundo melhor”, isto mostra o espírito cooperativista, compromissado com o desenvolvimento global.
As tendências com relação há esse ano internacional das cooperativas é na realidade a visão de que as cooperativas têm muito a contribuir para a construção de um mundo mais justo, pois a mesma traz em sua essência um sistema econômico baseado na sua cooperação entre os membros que as compõem. No atual mundo em que vivemos um mundo da competitividade, as cooperativas ajudam a equilibrar forças buscando construir uma sociedade mais justa, livre e de muita igualdade. Essas cooperativas apostam na organização social e econômica das comunidades, fazendo assim com que as pessoas possam suprir suas reais necessidades, remunerando adequadamente o trabalho de cada um dos cooperados.
As perspectivas para o ano de 2012 é aumentar a consciência pública sobre as cooperativas, além de promover a conscientização na rede global sobre o cooperativismo e seus esforços para fortalecer as comunidades, a democracia e a paz. A idéia ainda é promover a criação e o crescimento de cooperativas e desenvolver ações para atender às necessidades socioeconômicas do setor. Além disso, as comemorações visam encorajar os governos para estabelecer políticas, leis e regulamentos que levam à criação, crescimento e sustentabilidade das cooperativas.