Rio + 20
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida também como Rio + 20, discutiu no Rio de Janeiro renovações políticas para um bom desenvolvimento sustentável. A conferência aconteceu em junho desse ano, 2012, e foi o maior evento realizado pelas Nações Unidas. Nela foram discutidas mudanças em relação á questões ambientais, sociais, entre outros.
Esse evento teve grande repercussão e causou grande expectativa entre todos, contudo resultou em decepção. Do mesmo modo que o Rio 92, este ano apontou-se várias medidas e planos, no entanto faltaram maneiras de implementação para sustentar o objetivo de melhorias, por isso a sensação é que muito se falou e pouco se fez.
O que mais ouvimos são pedidos e orientações de nos tornar-nos sustentáveis, o que falta é a infraestrutura e oportunidade para suprir essa vontade. Tecnologias são criadas com o intuito de não agredir o meio ambiente, mas não são acessíveis para todos, por ter um preço auto. Sendo assim percebe-se que sempre é usado como argumento um futuro mais verde, só o que não vemos é o compromisso de disponibilizar maneiras pra que se concretize esse futuro.
Para uma boa implementação precisa-se de grandes investimentos, esforço e comprometimento de todos. Daqui pra frente, precisa-se empregar e colaborar para a realização de conceitos e procedimentos para uma melhor conquista do futuro, ou seja, para mudar o mundo, mudar o futuro. Deve-se criar medidas para promover a participação de todos, como educação, desde a infância, sobre desenvolvimento sustentável, capacitação de adultos em trabalhos de reciclagem e reaproveitamento melhorando a inclusão social, ensinamento sobre o uso de recursos naturais, entre muitas outras medidas.