Riscos Naturais
NOÇÃO DE RISCO
RISCO . DEFINIÇÃO
O risco natural é a maior ou menor probabilidade que ocorra dano, processo natural causado à sociedade, ou catástrofe social, dano de grandes proporções, num determinado local ou região devido à acção de um processo natural.
Enquanto os factores de risco constituem um perigo potencial para as populações e bens, o risco independentemente da sua origem ambiental integra as consequências da ocorrência desses mesmos factores.
SEGURANÇA . DEFNIÇÃO
A segurança pode ser definida como uma predisposição para a continuidade da existência do que nos rodeia, ou da realidade tal como é considerada no presente ou é prevista no futuro, sem perturbações que provoquem prejuízos ou danos relativamente significativos, de ordem material ou imaterial, incluindo a perda de vidas.
O QUE É O RISCO PARA CADA UM DE NÓS? O QUE É UM RISCO PARA A SOCIEDADE?
Cada indivíduo, ou uma comunidade no seu conjunto, tem uma noção subjectiva de risco, que envolve as noções de receio e de perigo, o grau de possibilidade de ocorrência do evento desfavorável e a avaliação de perdas ou prejuízos. Os factores que condicionam a apreciação do risco, perante a segurança e a incerteza no futuro são: Culturais, Psicológicos, Valores Sociais. A sua percepção depende, a nível individual, da experiência vivida e da postura perante a vida e, ainda de factores tais como a idade, o sexo, a educação e a condição física e psicológica. A possibilidade de opção voluntária relativamente à exposição do perigo em causa é um factor determinante na valorização subjectiva do risco.
RISCO NAS LINGUAGENS CORRENTE E TÉCNICO-CIENTÍFICA
A Sociedade de Risco (sentido actual) pretende indicar um tipo de sociedade com mais incertezas, alterações mais frequentes, menores garantias e maiores oportunidades, mais exigente e menos segura.
SEGURANÇA INCERTEZA
O conceito de risco é aplicado às incertezas na segurança de sistemas ou produtos