Áreas de riscos naturais e antropicos
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TABATINGA
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
RISCOS NATURAIS E ANTRÓPICOS DO BAIRRO GUADALUPE EM TABATINGA-AM
TABATINGA
2012
PEDRO FERREIRA COOPER
ZENIRA PEREIRA CARVALHO
RISCOS NATURAIS E ANTRÓPICOS DO BAIRRO GUADALUPE EM TABATINGA-AM
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Amazonas-CSTB/UEA, a ser desenvolvido no período de outubro a novembro de 2012, como parte dos requisitos para obtenção de nota na AP2, sob a orientação do Prof. Paulo Almeida.
TABATINGA
2012
TEMA
Riscos naturais e antrópicos do Bairro Guadalupe em Tabatinga-AM
JUSTIFICATIVA
Este projeto tem como objetivo apresentar resultados coletados e observados a partir da prática de campo, que foi realizada 01 de outubro de 2012, para conhecer a área de risco de fatores antrópicos e naturais no bairro Guadalupe, procurando compreender como ocorrem esses processos e fatores nessa área. Buscando conhecer a qualidade de vida das famílias do bairro.
OBJETIVO GERAL
Conhecer a realidade dos riscos naturais e antrópicos do bairro Guadalupe no município de tabatinga, e relatar quais são os maiores riscos que existem nessa área.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Que fatores levam as pessoas morarem na vila Guadalupe.
Identificar as consequências das inundações causadas durante a cheia do rio no bairro Guadalupe.
Observa se há risco de incêndio por conta da rede elétrica.
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Áreas de risco são áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a riscos naturais ou decorrentes da ação antrópica. Por exemplo, margens de rios sujeitas à inundação, florestas sujeitas a incêndios, áreas de alta declividade (encostas ou topos de morros) com risco de desmoronamento ou deslizamento de terra, áreas contaminadas por resíduos tóxicos, (lixões e igarapés) etc.
As cheias são principais