ESTUDO AMBIENTAL SIMPLIFICADO
Uma empresa de pequeno porte que tem como atividade a fabricação de um novo produto no mercado, que será a tomada com extensão retrátil. Sua principal atividade de produção é a injeção plástica, pois todos os componentes do produto são de material plástico. Como uma empresa de pequeno porte ela possui em media 24 funcionários e se localiza na cidade de Governador Valadares no distrito industrial, as margens da BR 381.
O Estudo Ambiental Simplificado – EAS
EAS, um estudo técnico, elaborado por uma equipe multidisciplinar e realizado antes da instalação de empreendimentos em áreas já antropizadas. É o EAS que fornecerá as informações necessárias para a análise da viabilidade ambiental do empreendimento. O EAS integra os meios físico, biótico e humano, buscando a elaboração de um diagnóstico da área de influência do empreendimento, indispensável para avaliar os impactos resultantes da sua implantação e definir medidas mitigadoras, de controle ambiental e compensatórias.
A primeira etapa do EAS é um Diagnóstico Ambiental, que retrata qualidade ambiental da área de abrangência do estudo, indicando as características dos diversos fatores que compõem o sistema ambiental atual.
Após o diagnóstico, identificou os principais impactos que podem ocorrer em função da implantação e operação fabrica. Finalmente, com base na avaliação dos impactos significativos, o estudo fez a recomendação de medidas que venham a potencializar, minimizar, eliminar ou compensar estes impactos, buscando sempre a melhor solução do ponto de vista socioambiental.
Área da Influência
A Área de Influência Direta (AID) é a área sujeita aos impactos diretos da implantação e operação da Arena. A AID compreende um círculo com raio de aproximadamente 1 quilômetro a partir do centro da fabrica, tendo como limites: os bairros santa Rita, castanheiras, penha e BR 381.
A Área de Influência Indireta (AII) diz respeito à região real ou potencialmente