Teorias Antropológicas
INSTITUTO DE FILSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Docente: Mauro Viana Barreto
Discente: Crysthyan Costa Dos Reis Nascimento
Teorias Antropológicas
Belém, 2014.
1ª - No tocante à organização social humana, explique como o evolucionismo cultural reconstituí o desenvolvimento histórico das sociedades.
O evolucionismo cultural encara a história dos povos primitivos como uma sequência de estágios de aperfeiçoamento cultural da humanidade, todas as sociedades progridem no sentido unilinear, do simples ao complexo, do irracional para o racional.
Entre os estudiosos dessa corrente, está Gustav Klemm, que organizou a história cultural dos povos em um esquema evolucionista de três etapas: selvageria, auto domesticação e liberdade. E dividiu as raças humanas em duas categorias: as ativas, inventivas e dominadoras, e as passivas, submissas a tradição e imitadoras do passado.
Lewis Henry Morgan, considerado pai da antropologia norte-americana, dividiu a evolução da sociedade humana em três etapas: selvageria, barbárie e civilização; dividiu o os sistemas de parentesco em dois tipos básicos que a maioria dos povos poderiam se enquadrar, o classificatório e o descritivo, no primeiro os parentes consanguíneos são classificados são nomeados em categorias distintas nomeadas pelo mesmo termo de relação; no segundo sistema de parentesco os familiares consanguíneos são definidos por termos que especificam a relação de cada um parente em relação ao ego . A partir da criação do sistema de parentesco, Morgan procura explicar a nomenclatura de parentesco classificatória dos iroqueses (tribo indígena do continente americano) e convence-se de que tal sistema era uma sobrevivência de uma época de promiscuidade sexual primitiva, quando não havia regras de parentesco. Para Morgan o casamento havia atravessado 5 formas de evolução familiar: a familia consanguínea, punaluana, sindiásmica,