Matéria prima
Existem outras matérias-primas fabricadas na indústria que são chamadas de sintéticas (obtidas por sínteses químicas diversas, a partir de componentes não naturais), como a garrafa de plástico dos refrigerantes, que podem virar roupas.
A vantagem destes países estava não só na tecnologia, tecelagem, coloração e confecção, mas também no baixo preço das matérias-primas e na mão-de-obra menos dispendiosa. O tecido de algodão revelou-se benéfico para a gente comum ao melhorar a qualidade do vestuário
Roupas podem ser produzidas usando uma grande variedade de produtos naturais ou artificiais. Os materiais naturais incluem pele, couro, ou fios naturais como aqueles encontrados no algodão ou em ovelhas. Materiais artificiais incluem nylon, poliéster e lycra. Pele é atualmente mais usado para fazer casacos, enquanto couro é usado para fazer sapatos. A grande maioria das roupas usa tecidos feitos de algodão ou poliéster.
Algodão, lã e seda são fibras naturais bastante usadas em roupas. Elas são longas, macias e flexíveis, permitindo a fácil criação de tecidos. A leveza do algodão a faz bastante popular para a produção de roupas, enquanto seda possui grande maciez e lã, um pouco mais pesada, proporciona calor.
Materiais sintéticos, a maioria, derivados de petróleo, possuem vantagens e desvantagens em relação a materiais naturais. Materiais artificiais são geralmente mais resistentes, mas, em compensação, podem irritar a pele de certas pessoas. Muitas roupas usam uma combinação de materiais naturais e artificiais, e, assim, o tecido resultante possui as características de ambos os tecidos usados na