Tipos de investimentos
(www.portaldoinvestidor.gov.br)
1. Fundo de Investimento
2. Cardeneta de Poupança
3. CDBs e RDBs (CDB - Certificado de Depósito Bancário / RDB - Recibos de Depósito Bancário)
4. Títulos Públicos
5. Ações
6. Renda Fixa
7. Renda Variável
Fundo de Investimento
Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Isto é: os recursos de todos os investidores de um fundo de investimento são usados para comprar bens (títulos) que são de todos os investidores, na proporção de seus investimentos.
Um fundo é organizado sob a forma de condomínio e seu patrimônio é dividido em cotas, cujo valor é calculado diariamente por meio da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas em circulação. O patrimônio líquido é calculado pela soma do valor de todos os títulos e do valor em caixa, menos as obrigações do fundo, inclusive aquelas relativas à sua administração. As cotas são frações do valor do patrimônio do fundo.
Caderneta de Poupança
A caderneta de poupança é um investimento tradicional, conservador e muito popular entre investidores de menor renda. Quase todos os bancos comerciais possuem esse tipo de investimento e não é preciso ser correntista para investir. Basta apenas comparecer uma agência bancária portando CPF, documento de identidade e comprovantes de renda e residência. Qualquer brasileiro pode abrir uma caderneta de poupança, inclusive menores de idade.
As quantias depositadas podem ser sacadas a qualquer tempo. O risco de aplicar em Caderneta de Poupança é muito baixo.
CDB – (Certificado de Depósito Bancário) e RDB – (Recibos de Depósito Bancário)
O CDB e o RDB são títulos de renda fixa, representativos de depósitos a prazo, utilizados pelos bancos comerciais como mecanismos de captação de recursos. Estes tipos de investimento envolvem uma promessa de pagamento futuro do valor