Materias-primas
LEANDRO PEREIRA
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA UTILIZAÇÃO E DAS COMPRAS DE MATÉRIAS-PRIMAS
(RESUMO)
AMANDA MARTINS N° 04
JAQUELINE DE JESUS N°15
MARIA BETÂNIA ALVES N°17
MARIANA FERRAZ N° 18
3° AN
São Paulo
2012
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA UTILIZAÇÃO E DAS COMPRAS DE MATÉRIAS-PRIMAS
Para garantir a disponibilidade de materiais nas quantidades necessárias e no momento desejado e para projetar os custos desses materiais, é essencial que o plano anual de resultados contenha 1. Orçamentos detalhados especificando a quantidade e os custos dos materiais exigidos 2. Um orçamento de compras de matérias-primas. Portanto, o planejamento de matérias-primas compreende os quatro suborçamentos seguintes:
Orçamento de matérias-primas: especifica as quantidades de cada matéria-prima necessária para executar a produção planejada.
Orçamento de compras: indicará as quantidades de matérias-primas a serem adquiridas e o custo de cada tipo de material e as datas de entregas exigidas.
Orçamento de estoques de matérias-primas: indica os níveis planejados de estoques de matérias-primas em termos de quantidades e custo.
Orçamento do custo das matérias-primas consumidas: indica o custo dos materiais planejados para uso no orçamento de matérias-primas. Ao projetar-se cada um desses orçamentos de matérias, dois objetivos básicos são prioritários no processo de planejamento de resultados: 1. Controle: Os custos e atividades devem ser orçados em termos de responsabilidades (por departamento) e em períodos curtos. 2. Custeio de produtos: Os custos de matérias-primas são incluídos nos custos de fabricação, portanto devem ser identificados no custo dos produtos acabados.
Em seqüência desses objetivos básicos, dispomos de uma classificação de custos de matérias-primas de acordo com quatro dimensões: por tipo de matéria-prima; por responsabilidade pelo seu consumo; por períodos; e por tipo de