Materia Prima
No caso de um recurso natural, o mesmo pode ser renovável ou não renovável, caso o mesmo apresente condições de esgotamento, a indústria deve implementar projetos de reciclagem, reutilização e replantio para evitar o seu esgotamento. Num conceito mais geral, qualquer material utilizado para fabricar algo é referido como matéria-prima.
Além da matéria-prima natural, há o uso de matéria-prima sintética gerada em laboratório, nesse caso a matéria-prima é encaminhada no estado semifaturado. A matéria-prima sintética é obtida a partir da síntese química e física de componentes naturais e não naturais.
No caso da reutilização e reciclagem de insumos, o plástico da garrafa pet pode ser triturado e utilizado para a produção de camisetas, brinquedos, escova de dentre e outros utensílios. A seguir apresentaremos outros exemplos.
Exemplos:
Quando falamos em plástico não reciclado (utilizado pela primeira vez), sabemos que a sua matéria-prima é o petróleo, cuja formação dependeu da composição de diferentes substâncias orgânicas, cujos compostos apresentam diferentes níveis de temperaturas de ebulição para a produção dos diferentes tipos de derivados do petróleo. O plástico, por exemplo, representa uma pequena quantidade retirada da produção mundial de petróleo.
O plástico pode ser fabricado a partir da cana de açúcar, a partir de um processo de polimerização, o eteno é produzido por meio da desidratação do etanol da cana. Outra fonte renovável de matéria-prima é o amido de milho, um polissacarídeo encontrado em cereais, legumes e tubérculos.
Portanto, a matéria-prima pode ser retirada de