Matriz Atividade Individual Modulo 2 Juros Simples E Composto
Módulo:2
Atividade: Individual
Título: Juros simples e juros compostos – comparação.
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
Neste trabalho veremos como as aplicações financeiras disponíveis no mercado são calculadas com os juros de capitalização simples e composta
Justificativa
Será necessário entender de antemão que em uma capitalização está sendo analisado o valor presente (VP), o valor futuro (VF), as taxas de juros e o prazo, para se compreender as diferenças entre capitalização simples e capitalização composta.
Desenvolvimento
No regime de juros simples, o valor dos juros a serem pagos é definido no início da operação financeira – tomada de empréstimo ou aplicação. O valor dos juros são sempre calculado, uma única vez, sobre o capital inicial no início da operação financeira. Segue um exemplo numérico para este cálculo dos juros:
-Estarei aplicando no banco R$1.000,00, sendo que a taxa é de 10% ao mês. Se formos calcular quanto renderá em um mês, teremos:
Juros=VP x i x n
Juros=1.000 x 0,1 x 1
Juros =100
Teremos assim, o VF=1100,00.
Já nos juros compostos o valor dos juros a serem pagos não é definido no início da operação financeira. Os juros d cada período são calculados sobre o valor devedor atualizado da operação, a cada período.
Exemplo:
Se formos aplicar R$1.000,00 em CDB, com taxa de 10%a.a, o saldo da aplicação em dois anos será de:
VF=Juros + Valor do principal
VP=1000
N=1
I=0,1
VF?
Por fim:
VF=VP (1+i)1
VF=1000(1+0,1)1
VF=1000(1,1)
VF=1.100
Conclusão
Desse modo, com estas duas exemplificações, conseguimos aplicar as ferramentas citadas em diversas necessidades cotidianas, facilitando o cálculo de aplicações, financiamentos, desconto de promissórias, dentre outros.
Referências bibliográficas
Material de apoio Matemática Financeira, Pós graduação em Administração de empresas.
*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de