uros com capitalização simples e juros com capitalização composta
Módulo: 2- Juros Simples e Compostos
Atividade: Individual
Título: Juros com capitalização simples e juros com capitalização composta
Aluno: Cassandra Jacinto da Silva
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 241 - MFPOS_T0241_0413
Introdução
Estudamos no módulo 2 sobre o valor do dinheiro no tempo que é transformado a partir da determinação de juros.
Esta transformação acontece através de operações de aplicação e empréstimos em dois regimes básicos de capitalização dos juros: juros simples (linear) e juros compostos (exponencial).
O conceito de captação de recursos é de agregar valores em projetos financeiros, como por exemplo, em aplicações que visam transformar o valor do dinheiro inicial/aplicado ao longo do tempo, tendo um retorno/resgate positivo no futuro.
O dinheiro varia no tempo de acordo com uma taxa e um prazo estabelecido.
Justificativa
As pessoas buscam um consumo estável ao longo da vida e consideram dois períodos no ciclo de vida, sendo: vida ativa e aposentadoria.
A renda é considera como constante no período de vida ativa e nula no período de aposentadoria.
Para garantir a estabilidade, durante a vida ativa as pessoas fazem empréstimos e aplicações para resgatar futuramente o dinheiro valorizado com base no regime de capitalização. A riqueza assim acumulada irá garantir o seu consumo durante a aposentadoria.
Desenvolvimento
O conceito de “juros” é uma forma de remuneração do capital emprestado, podemos entender de forma simplificada que é o aluguel pago pelo uso do dinheiro.
Quem possui recursos pode utilizá-lo na compra de bens de consumo ou de serviços, na aquisição de bens de produção, na compra de imóveis, etc. Poderá ainda deixá-lo depositado, ou guardá-lo na expectativa de uma oportunidade melhor para sua utilização, ou ainda pela simples satisfação de ter dinheiro.
Para quem faz aplicações ou empréstimos, deve verificar se a receita de juros é suficiente para