Fabreiro
699 palavras
3 páginas
Matriz de atividade individual*Módulo: Módulo 2
Atividade: Atividade Individual
Título: Comparação entre Juros simples e Juros compostos
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 256
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as diferenças existentes entre as formas de cálculos de Juros com capitalização simples e composta.
Justificativa
A proposta do presente trabalho é sanar quaisquer dúvidas que existam a respeito das diferenças existentes entre as formas de capitalização de juros simples e composto. Ainda, de modo indireto, tem como referência oferecer uma base de conhecimento a respeito de juros para aqueles que não a possuem. Para tanto serão utilizados exemplos numéricos e, inclusive, alguns exemplos baseados na realidade cotidiana, bem como a resolução de alguns deles.
Desenvolvimento
Antes de mais nada, é preciso que se responda a uma questão de grande importância para o segmento do trabalho - O que são juros?
Juros são, basicamente, a remuneração, o pagamento, a longo prazo, de um empréstimo presente realizado a alguém (pessoas, bancos, etc). A propósito de exemplificar, temos o caso dos bancos que quando deposito algum valor em conta, na verdade estou emprestando o meu dinheiro à ele e, ao longo do tempo, recebo os juros (a remuneração) conveniente ao "empréstimo" que fiz.
Existem vários tipos de juros, a saber - Juros simples, compostos, de mora, rotativos, real, etc. Porém, aqui focaremos apenas dois, os simples e os compostos.
O que são Juros Simples?
Juros simples são juros com capitalização simples, ou seja, toda a remuneração é calculada em referência ao valor principal (o valor inicial do "empréstimo").
O que são Juros Compostos?
Juros compostos são juros com capitalização composta, ou seja, toda a remuneração é calculada em referência ao valor principal mais os juros obtidos em períodos anteriores.
Como se calcula, com exemplos numéricos, os juros simples presentes em alguma