aula pratica equinos
A obesidade representa uma das principais doenças que afeta a saúde de cães e gatos. Estima-se que a doença atinja de 19 a 52% dos gatos e 22% a 50% dos cães, sendo que a taxa de incidência vem aumentando em todo o mundo. Os cães e gatos são classificados como "com sobrepeso" quando seu peso está mais do que 10% acima de seu "peso ideal", e classificados como "obesos", quando seu peso ultrapassa 15 a 20% do peso ideal.
A obesidade pode ser considerada um fator de risco importante para várias outras doenças, seja devido à sobrecarga física que o excesso de peso corporal causa, ou devido à ação de substâncias químicas com um efeito pró-inflamatório (adipocinas e adipocitocinas), que levam alguns autores a considerar a obesidade como um “estado inflamatório em baixa intensidade”. As principais alterações potencialmente causadas pela obesidade, e que contribuem para a redução da expectativa de vida de cães e gatos são:
-Alterações cardiorrespiratórias.
-Intolerância ao esforço.
-Comprometimento do sistema imunológico.
-Hiperlipidemia e dislipidemia.
-Doenças osteoarticulares (displasia coxo-femoral, artroses, ruptura de ligamento cruzado, fraturas do côndilo umeral, discopatias)
- Problemas reprodutivos (subfertilidade, distocia)
- Doenças dermatológicas
-Doenças da cavidade oral (gatos)
- Alterações gastrintestinais
- Neoplasias
- Lipidose hepática (gatos)
- Resistência à insulina e intolerância à glicose
- Diabetes mellitus (gatos)
- Hiperadrenocorticismo (gatos)
- Complicações na cicatrização de feridas
- Ansiedade e depressão
- Doenças do trato urinário inferior dos felinos
- Urolitíases
- Aumento do risco anestésico e cirúrgico
Patogênese da obesidade:
Em termos simples, a obesidade é o resultado de um desequilíbrio entre o consumo e o gasto de energia, ou seja, o animal consome mais energia do que gasta, gerando um estado de balanço energético positivo.
Do ponto de vista nutricional, identifica-se como causas para