Juros Simples x Juros Compostos
Módulo: Módulo II
Atividade: 01
Título: Juros Simples e Juros Compostos
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: PÓS_ADM_SCS_02
Introdução
Neste módulo foi possível identificar que a matemática financeira nos ajuda na analise de financiamento ou quando temos a intenção de investir um capital e a refletir sobre o custo do dinheiro ao longo do tempo, ou seja, quanto o dinheiro vale com relação ao tempo e as vantagens da aplicação. Para isto, é preciso determinar os juros.
O regime de juros simples é a incidência de juros apenas sobre o valor principal, assim, sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros, sendo estes calculados apenas sobre o valor inicial aplicado ou emprestado. Esse método é pouco utilizado devido à baixa rentabilidade.
Se comparado ao regime de juros simples, os juros compostos oferece maior rentabilidade para qualquer instituição financeira, originando mais lucros. Os juros compostos é o mais comum no regime financeiro. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o calculo de juros do período seguinte, isto é, a prática de juros sobre juros, sendo o meio mais útil para cálculos do dia-a-dia.
A seguir veremos alguns exemplos.
Justificativa
Após o estudo dos Módulos I e II, foi possível perceber que o crescimento dos juros simples é linear e para os juros compostos, o crescimento se mostra exponencial. Por isso é importante compreender os conceitos de valor futuro e valor presente e as formas de capitalização.
Ao investir um capital, é preciso entender as diferentes formas de juros, para assim obter maior lucratividade tanto para uma empresa, como para finanças pessoais, pois um determinado valor hoje pode valer muito mais no futuro se for bem aplicado.
Desenvolvimento
Através das situações abaixo, é possível demonstrar que os resultados variam conforme o tipo de juros empregado:
Um capital de R$2.500,00 emprestado a uma taxa